No último sábado, dia 15 de setembro, foi comemorado o do dia do cliente. Data em que muitos comércios, empresas e lojas aproveitam para preparar um desconto especial para parabenizar os clientes como uma forma de agradecimento.
O dia do cliente surgiu em 2003 no Rio Grande do Sul, sendo a data aprovada e comemorada em 14 estados brasileiros e 167 municípios.
A ideia partiu do empresário gaúcho José Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos que decidiu criar uma data especial no calendário para que todos clientes pudessem ser homenageados. O objetivo dele era desenvolver uma relação de fidelidade e confiança entre consumidores e empresas.
Para José Carlos Rego, a importância de promover o dia do cliente é muito simples! Pois, em primeiro lugar o maior e talvez, um dos mais importantes ganhos é na imagem institucional, porque nós consumidores somos propensos a nos lembrar mais rapidamente de empresas que nos tratam com carinho, atenção e respeito.
O que também ocorre na situação inversa, nós lembramos com muito mais facilidade das empresas que nos trataram com desrespeito, seja no mau atendimento, na qualidade dos serviços prestados, um produto danificado ou na negação da troca de algum item, etc.
Por isso, comemorar o dia do cliente é uma estratégia mais do que necessária para a fidelização dos clientes, pois é comprovado que clientes satisfeitos, retornam para comprar mais, além de indicar e recomendar a empresa para outras pessoas. Essa máxima também vale para situação inversa.
Assim como a data é importante para o comércio realizar ações de marketing e promoções com o intuito da fidelização e aumento no faturamento, nós (consumidores) somos os principais beneficiados com essa estratégia que pode variar entre promoções incríveis ou até mesmo o envio de mimos para clientes selecionados.
Além do dia do cliente, também existe o dia do consumidor. O dia do consumidor é oficialmente comemorado todo dia 15 de março.
A data surgiu em 15 de março de 1983, e foi escolhida em decorrência ao famoso discurso feito pelo então presidente dos EUA, John Kennedy em 15 de março de 1962 salientando os direitos de todo consumidor.
O dia do cliente e o dia do consumidor possuem conotações diferentes, sendo que no dia do cliente muitas empresas aproveitam para homenagear e agradecer seus consumidores criando campanhas de marketing para motivar grandes promoções, ou seja, essa á uma data de grande importância no calendário comercial. Enquanto, o dia nacional da defesa do consumidor tem o objetivo de divulgar os direitos do consumidor relacionados a segurança, a informação, a escolha e o direito de ser ouvido.