Saiba quando e como surgiu o dia internacional da mulher

Várias histórias remetem ao surgimento do Dia Internacional da Mulher. Uma das histórias mais marcantes foi o trágico incêndio numa fábrica têxtil de Nova York em 25 de março de 1911, onde cerca de 130 mulheres operárias morreram carbonizadas.

Com certeza esse trágico incidente foi um marco na história, mas registros apontam alguns acontecimentos bem anteriores a esse fato.

O século 19 foi um marco em protestos e lutas feministas. Naquela época as jornadas de trabalho eram de aproximadamente 15 horas diárias e os salários eram baixíssimos, fato que fez muitas mulheres a se unirem e protestarem por melhores condições de trabalho, além do fim do trabalho infantil em vários países da Europa e dos Estados Unidos.

Registros apontam que o primeiro dia Dia Nacional da Mulher foi celebrado no mês de maio em 1908 nos Estados Unidos, onde aproximadamente 1500 mulheres se uniram em uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país.

Já no ano seguinte um protesto reuniu mais de 3000 pessoas na cidade de Nova York ocasionando um longa greve têxtil fechando quase 500 fábricas americanas.

No ano de 1910 foi aprovada a criação de uma data anual para celebração e comemoração dos direitos da mulher. A data foi aprovada por mais de 100 representantes de 17 países durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca.

Em 08 de março de 1917 aproximadamente 90 mil mulheres operárias manifestaram-se contra as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra. Esse protesto contra o Czar Nicolau II ficou conhecido como “Pão e Paz”. Esse 08 de março foi um grande marco na história feminina, data que originou o Dia Internacional da Mulher, mas só foi oficializada alguns anos depois, mais precisamente em 1921.

Em 1945, a ONU (Organização das Nações Unidas ) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Mas foi somente em 1975 que se comemorou oficialmente o Dia Internacional da Mulher.

Já no Brasil os movimentos em prol dos direitos da mulher surgiu no início do século 20, esses movimentos buscavam melhores condições de trabalho e qualidade de vida para toda mulher.

O  Dia Nacional da Mulher é uma data comemorada em muitos países e tem o intuito de mobilizar as pessoas para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres.

Dia Internacional da Mulher

Fonte do Artigo: Nova Escola

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *