Como surgiu?
No dia 31 de outubro é comemorado em diversos países o Halloween, o tão famoso e conhecido Dia das Bruxas. O Halloween é uma festa popular de culto aos mortos, sendo comemorado na véspera da festa cristã, o Dia de Todos os Santos.
O primeiro registro do Halloween aconteceu em 1745. Tudo indica que algumas das tradições do Halloween tiveram origem no antigo festival celta, o Samhain. O Samhain é uma festa dedicada a comemoração da passagem do ano. A festa celta marcava o fim do ano velho e o início do ano novo.
Já alguns estudiosos dizem que o Halloween não tem ligação com o Samhain, mas com as festividades cristãs.
A festividade
Dentre todas as atividades do Dia da Bruxas, algumas se destacam como: festas a fantasia e a prática das crianças batendo de porta em porta em busca dos “doces ou travessuras“.
A grande maioria das casas são decoradas com “bruxas”, “fantasmas”, monstros assustadores e as famosas lanternas de abóbora, símbolo do Halloween. Jogos de adivinhação, atrações mal assombradas, filmes de terror e histórias assustadoras também fazer parte da tradição.
Em diversos países ainda permanecem alguns dos antigos rituais religiosos como: acender velas nos túmulos dos mortos, vigílias e cultos em igreja até mesmo não comer carne no Dia das Bruxas.
Objetos e símbolos tradicionais
O símbolo mais tradicional do Halloween são as abóboras iluminadas com velas. As fantasias de bruxas, caveiras, teias de aranha e os “mortos-vivos” também são exclusivos da festa popular.
Um outro símbolo da festividade é o “trick or treat” – as crianças saem fantasiadas pelas ruas batendo de porta em porta em busca dos “doces ou travessuras”.
O Halloween no Brasil
O Brasil “adotou” essa festa popular tão comemorada nos Estados Unidos (EUA) e nos últimos anos o Dia das Bruxas ganhou bastante espaço em nosso país. O dia 31 de outubro passou a ser comemorado com festas temáticas e crianças em busca de “doces ou travessuras” em condomínios de casas e prédios. Mas aqui o Halloween é apenas uma festividade, não tendo o valor cultural e o significado dos países do Hemisfério Norte.
Fonte: Wikipédia
- DIY: Abóbora iluminada para o Halloween
Você vai precisar de:
Abóbora tipo moranga;
caneta;
faca afiada;
colher;
prato;
papel-toalha;
vela pequena e fósforo;
Como fazer:
Lave e seque bem a abóbora. Faça um risco circular na parte de cima da abóbora e use a faca para cortar a “tampa”. Cuidado para não estragar a “tampa”, pois ela será usada no final.
Após a retirada da tampa, utilize a colher para retirar todas as sementes e o miolo. Use os guardanapos para limpar bem e não restar nada na parte interna da abóbora.
O próximo passo é desenhar a carinha. Você pode desenhar triângulos para representar os olhos e o nariz e um zigue-zague para representar a boca. Comece a cortar cada desenho com a faca. Repita o processo de limpeza da abóbora deixando ela bem sequinha e limpa.
Coloque a velinha acesa dentro da abóbora e feche a tampa. Pronto! Basta colocar na entrada da sua casa para entrar no clima do Halloween.