5 dicas para não cair em ciladas na Black Friday

As dicas de hoje são para aproveitar a Black Friday sem cair em falsas promoções.

A Black Friday é uma data muito agitada no varejo, onde as vendas crescem exponencialmente, mas infelizmente cresce também o número de fraudes e maquiagem nos preços. Por isso, vamos dar algumas dicas para não cair em nenhuma cilada!

Se você ainda não sabe como e quando surgiu a Black Friday confira o artigo completo publicado anteriormente em nosso site.

1) Fique alerta com o recebimento de emails com ofertas

Com a chegada da Black Friday é muito comum o recebimento de emails com ofertas tentadoras. Mas não saia por aí abrindo emails de remetentes “desconhecidos” e nunca divulgue dados bancários ou número de cartão de crédito, isso pode ser uma tentativa de roubo de informações.

Outra dica importante é: se você recebeu um email marketing de alguma loja na qual você gosta e se identifica, antes da abertura do email acesse diretamente o site oficial da loja, pois muitas vezes emails fraudulentos não caem na caixa de spam.

2) Faça suas compras em sites seguros

Nessa época também é muito comum sites falsos divulgarem produtos com preços imperdíveis e os consumidores nunca receberem suas compras, por isso, é importantíssimo verificar se o site é seguro. O site seguro possui um cadeado em algum lugar no navegador.

3) É fundamental conhecer a reputação da empresa vendedora

Um dos primeiros passos antes de efetuar uma compra online é conhecer a reputação da empresa vendedora. Para isso, pesquise se o site é seguro, se a empresa é idônea, se existe reclamações sobre ela na internet. Você conhece ou já ouviu alguém falar que comprou nesse lugar e deu tudo certo? Se você seguiu esses passos a probabilidade de uma compra segura é grande.

4) Acompanhamento de preços 

Já é sabido que algumas empresas aproveitam a Black Friday para maquiar os preços dos produtos, ou seja, alguns dias antes da Black Friday essas empresas aumentam os preços arbitrariamente para que na “tal” data o preço seja “reduzido” enganando assim os consumidores.

#FicaADica: Uma dica valiosa para não cair nas ciladas da Black Friday é: selecione os produtos que você deseja adquirir e faça o acompanhamento dos preços. Faça pesquisa, anote os valores, guarde os folhetos com todas as informações. Dessa forma você poderá saber se realmente o produto entrou na promoção exclusiva Black Friday ou se está sendo enganado com a maquiagem dos preços. Caso haja má conduta da loja denuncie!

5) Exija nota fiscal

Não é porque é black friday que você não vai exigir nota fiscal… muito pelo contrário, exija esse documento fiscal!

A nota fiscal é a garantia que sua compra foi concluída com sucesso. Nela contêm as informações e detalhes do produto comprado, data e horário, informações da loja, além da garantia em caso de defeito ou problemas no produto.

Fique atento (a) e conheça as empresas mais reclamadas na Black Friday 2016

Algumas grandes e poderosas empresas lideraram o ranking de reclamações do Procon na Black Friday em 2016 são elas: Adidas, Grupo Pão de Açúcar, Extra, PontoFrio.com, CasasBahia.com, Lojas Americanas, Walmart e Submarino.

No site do Procon é possível conhecer todas as lojas reclamadas em 2016.

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *