Como e quando surgiu a Black Friday

A Black Friday é um termo criado pelo comércio varejista dos Estados Unidos para nomear uma ação de vendas anual que ocorre na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças

A ideia expandiu para outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.

Como surgiu a Black Friday

Há indícios que o nome surgiu no início dos aos 90 na Filadélfia (EUA), quando polícia chamava de Black Friday o dia seguinte ao dia de Ação de Graças, pois a cidade ficava uma loucura com muitas pessoas nas ruas, além de grandes congestinamentos já que essa data abria o período de compras para o natal.

Outras teorias dizem que o termo Black Friday foi utilizado em 1869 quando uma grande crise financeira assolou os Estados Unidos. Também existe a teria que o termo já foi muito utilizado por milhares de pessoas ao redor do mundo em 1966, mas foi popularizado somente em 1975 quando os jornais locais abordavam a loucura da cidade nessa data.

Já em 1980 foi criada uma teoria de cores para refletir os valores das finanças sendo: a cor vermelha para simbolizar os valores/ saldos negativos e a cor preta para os valores/ saldos positivos.

Nesses levantamentos ficou comprovado que o período negativo correspondia aos meses de janeiro a novembro e o lucro acontecia somente no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças permanecendo até o final do ano.

A Black Friday é a data mais agitada e de maior faturamento em todo Estados Unidos. Tanto que nesse dia é normal as lojas anteciparem seu horário de abertura em até 04 horas. Milhares de pessoas aguardam em filas gigantescas para garantir a compra dos produtos com incríveis descontos, sendo muitos deles mais atrativos que os descontos oferecidos na época de natal.

Black Friday no Brasil

No Brasil a primeira Black Friday aconteceu no dia 28 de novembro de 2010, tendo a participação de 50 lojas de varejo nacional e vale ressaltar que as vendas foram 100% online. Mas foi em 2013 que a Black Friday bateu seu recorde no Brasil com lucros de R$770 milhões de reais (comércio online), sendo televisões e smartphones os produtos mais vendidos na data.

Já em 2014 o lucro foi de R$1,2 bilhão somente com as vendas pela internet, correspondendo a 3,5% do faturamento anual, estabelecendo a Black Friday como uma das datas mais importantes para o e-commerce.

Devido a grandiosidade da data a Câmara e-net (câmara brasileira de comércio eletrônico) criou e publicou um código de ética para evitar práticas fraudulentas como: falsos descontos e maquiagem de preços para que o consumidor não seja enganado pela rede varejista.

Ainda existe muitas reclamações dos consumidores sobre a maquiagem de preços, onde os lojistas sobem arbitrariamente os preços dos produtos dias antes da Black Friday para na data aplicar um grande “desconto” enganando o consumidor que acredita estar fazendo um grande negócio.

#FicaADica: a dica para não cair em falsas promoções é utilizar sites comparadores de preços que oferecem o histórico de preços dos produtos com até 12 meses.

Nesse ano a Black Friday acontecerá no dia 24 de novembro. Então, fique atento e vá acompanhando os preços dos produtos desejo.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *