8 curiosidades sobre seleção brasileira que você não sabia

Postamos anteriormente algumas curiosidades sobre todas as edições das copas do mundo até hoje, hoje vamos citar algumas curiosidades sobre a seleção brasileira nas copas do mundo.

Curiosidade 1: gol com pé descalço

  • Copa do Mundo 1938
  • Brasil x Polônia

Na partida entre Brasil e Polônia chovia tanto que o jogador brasileiro Leônidas da Silva tirou as chuteiras para diminuir o peso do barro acumulado dentro de campo, entretanto o árbitro obrigou Leônidas a colocar a chuteira novamente. Pouco tempo depois em uma jogada dentro da área polonesa o craque  brasileiro perdeu uma das chuteiras e descalço marcou um gol.

+Veja também: Curiosidades das edições das Copas do Mundo até hoje

Curiosidade 2: o jogador que mais disputou partidas

Cafu é o jogador da seleção brasileira que mais jogou pela seleção em copas do mundo, totalizando 20 partidas disputadas.

Curiosidade 3: maior público das edições de Copa do Mundo

  • Copa do Mundo 1950
  • Brasil x Uruguai

O jogo entre Brasil e Uruguai, realizado no Estádio Maracanã registrou o maior público de toda história das Copas do Mundo com um público total de 199.854 pessoas, sendo 173.830 pagantes.

Vale lembrar que em 1950 a Copa não teve uma final e o título foi decidido em um quadrangular com brasileiros, uruguaios, suecos e espanhóis.

Curiosidade 4: seleção invicta

A seleção brasileira ficou invicta em duas edições das Copas do Mundo. Em 1970 foram 6 jogos e 6 vitórias e em 2002 a seleção venceu os sete jogos disputados.

Curiosidade 5: o jogador mais jovem a marcar um gol

  • Copa do Mundo 1958
  • Brasil x País de Gales

O jogador mais jovem a marcar gol na Copa do Mundo foi o Pelé, na época o rei do futebol tinha apenas 17 anos.

O gol foi marcado aos 21 minutos do segundo tempo, quando Pelé recebe a bola dentro da área adversária, passa pelo marcador e chuta no canto do goleiro Kelsey.

No mesmo ano Pelé atingiu uma nova marca tornando-se o mais novo jogador a disputar uma final e conquistando o primeiro título mundial da seleção brasileira.

Curiosidade 6: palpite de presidente

Na Copa de 2002 o presidente Fernando Henrique Cardoso pediu para o então técnico da seleção brasileira Felipão convocar o atacante Romário… Felipão disse que Fernando Henrique Cardoso era mais um entre os 170 milhões de “técnicos da seleção” e não convocou Romário.

Curiosidade 7: maior goleador

  • Copa do Mundo 2006

O título de maior goleador de todas as Copas do Mundo é do jogador brasileiro Ronaldo “Fenômeno”.

Ronaldo participou de quatro Copas e marcou um total de 15 gols, apenas um a mais que o alemão Gerd Mueller que jogou apenas duas edições de Copas do Mundo, sendo elas 1970 e 1974.

A primeira participação do “Fenômeno” foi na Copa dos EUA em 1994, assistindo os jogos pelo banco de reserva. Já na Copa da França Ronaldo participou ativamente e marcou 4 gols.

Em 2002 ele marcou 8 gols terminando a competição como artilheiro, mas foi em 2006 que ele ultrapassou a marca do jogador alemão Gerd Mueller.

Curiosidade 8: sanduíches para refeição

  • Copa do Mundo 1962
  • Brasil x Chile

Brasil e Chile se enfrentariam na semifinal da Copa de 1962. Como o Chile era o país sede da Copa a seleção brasileira ficou com medo de alguma sabotagem na comida e decidiram preparar a própria refeição… o cardápio escolhido? sanduíches!

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *