E-commerce em 2018: confira todas as tendências!

O e-commerce ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro, e devido a esse crescimento muitas coisas deverão mudar!

Recentemente a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) divulgou as tendências para o e-commerce em 2018.

De acordo com a SBVC alguns tipos de negócios estão com os dias contados, afinal algumas lojas localizadas em bairros nobres acabam exercendo a função de estoque de produtos. Já que principal tendência para 2018 é que os consumidores dirijam-se até as lojas físicas apenas para tirar suas dúvidas com o atendente, entender a funcionalidade do produto, etc.

Veja também: e-commerce – direitos do consumidor 

E-commerce em 2018: confira todas as tendências!

  • Loja online e loja física

Como mencionamos, a primeira novidade é a união do online (e-commerce) com o offline (lojas físicas). Nessa junção, os consumidores irão as lojas físicas para conferir o produto, mas a compra será realizada no site, pois na maioria das vezes o produto é muito mais barato!

  • Entrega de produtos

Outro ponto positivo a ressaltar é que as entregas dos produtos poderão ser cada vez mais rápidas, esteja onde o cliente estiver e com o menor custo benefício para o consumidor!

Com as plataformas de entregas descentralizadas a ideia é que pequenos fabricantes e produtores também tenham acesso ao mercado com um valor muito mais competitivo.

  • Assistente de compras

Nos últimos tempos muitas coisas mudaram no mercado tecnológico, os smartphones possuem funções cada vez mais avançadas principalmente nos chatbots, os famosos assistentes Ok Google, Siri, etc. Esses programas tem como objetivo responder nossas perguntas de uma maneira tão humana para que tenhamos a impressão de estarmos falando com outra pessoa e não com um computador.

É exatamente isso que o assistente de compras pretende fazer, ele entenderá os hábitos de consumo de cada pessoa para oferecer produto certo na hora certa.

  • Compras habituais

Nós gastamos muito tempo com nossas compras habituais. Um bom exemplo disso são as várias idas e vindas ao supermercado ao longo da semana e mês.

Com a automatização das compras habituais poderemos receber tudo em casa sem o menor esforço, afinal a lista de compras não varia muito não é mesmo?

Através dessa ferramenta o perfil dos consumidores serão analisados e de acordo com a preferência de cada um, poderão ser elegíveis a receber em casa lançamento de novos produtos, etc.

  • Consolidação no mercado

Uma das grandes apostas é que as plataformas de compras irão passar por um processo de  especialização e se consolidação no mercado, dessa forma será possível que pequenos fabricantes cheguem ao consumidor com um preço mais acessível.

  • Confiança, relevância e recomendação

Com o crescimento das mídias sociais, a relevância das recomendações e indicações de influenciadores digitais passaram a ser um ponto forte e decisivo na hora da compra. A tendência é que com todas essas mudanças o nível de exigência de cada consumidor aumente ainda mais.

E-commerce 2018: compra certa e segura!

#FicaADica

1)  Sempre faça suas compras em sites seguros;

2) Pesquise a reputação da empresa vendedora;

3) Conheça seus direitos do consumidor;

4) Faça pesquisa de preços;

5) Exija nota fiscal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *