Saiba como e quando surgiu o dia das mães

Faltam poucos dias para homenagear aquela mulher mais que especial, estamos em contagem regressiva para o dia das mães!

O Dia das Mães é comemorado em todo mundo, afinal é essa é uma data sinônimo de amor, dedicação e carinho! Dia de comemorar, celebrar e agradecer a mulher que dedica sua vida em educar e dar amor aos seus filhos, sejam eles filhos de sangue ou do coração. Mas você sabe como surgiu o dia das mães?

O Dia das Mães surgiu nos Estados Unidos da América (EUA), também no mês de maio só que em 1905 em uma pequena cidade da Virgínia Ocidental. Tudo começou quando Anna Jarvis e algumas de suas amigas iniciaram um movimento para instituir uma data em que todas as crianças da cidade lembrassem e homenageassem suas mamães.

A ideia principal era fortificar o respeito e os laços familiares entre pais e filhos, entretanto para Anna Jarvis a data tinha um significado muito mais especial… a ideia era homenagear sua mãe Ann Marie Reeves Jarvis que havia falecido naquele ano.

Após 3 anos seguidos de luta para a criação do dia das mães, a primeira comemoração oficial aconteceu no dia 26 de abril de 1910, quando o então governador do estado William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas do estado da Virgínia Ocidental e em pouco tempo outros estados  norte-americanos aderiram à tal comemoração.

Foi no ano de 1914 que a comemoração do dia das mães foi unificado e celebrado em todo Estados Unidos, quando o então presidente Woodrow Wilson, propôs que o dia das mães fosse comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio. A data escolhida pelo presidente foi tomada a partir da sugestão de Anna que ficou conhecida como a patrona do dia das mães. A data é celebrada até hoje em mais de 40 países!

Já no Brasil o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou a data comemorativa como feriado.

Curiosidade: Anna Jarvis não foi a primeira pessoa com a intenção de criar o Dia das Mães. Em 1872 muitos anos antes de Anna, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um encontro de mães dedicado à paz. Entretanto, na época nada foi oficializado.

Vale ressaltar que no quesito vendas o Dia das Mães é uma data muito importante para o comércio no brasileiro, perdendo apenas para o Natal.

Confira abaixo, algumas mensagens para o cartão:

“Mãe, todo dia é o seu dia! Se eu pudesse, eu te daria um caminhão de flores de todas as cores, o céu inteiro e o mar… Pois eu amo te amar. Feliz Dia das Mães!”

“Com você eu aprendi tudo o que sei hoje. Obrigada por tudo mamãe, você é e sempre será a melhor mãe do mundo. Te amo! Feliz Dia das Mães!”

“Deus não podia estar em todos os lugares ao mesmo tempo, então criou as mães. Feliz Dia das Mães!”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *